Thursday, November 16, 2006

Mais contactos, mais trabalho e... 1 dólar!

Para não pensarem que tudo na vida é festa, na sexta de manhã comecei por dedicar-me ao trabalho! Sim... não fosse eu desabituar-me por causa de umas horitas de cocktail...

Basicamente, fui despedir-me dos representantes do nosso cliente, que empreenderam a sua magnífica viagem de regresso a Mumbai (Bombaim), capital financeira da Índia, e depois dediquei-me, em primeiro lugar, a despachar trabalho que tinha pendurado desde que soube que vinha para Timor (é a parte lixada de ser advogado num escritório e não numa empresa... há mais do que um assunto, mais do que um cliente para aturar), e em segundo a estabelecer mais contactos que poderiam ser úteis para a “odisseia Timor”.
A primeira tarefa não tem especial interesse narrativo: mais respostas óbvias (para mim) a perguntas estúpidas de clientes intelectualmente limitados (sim, sou preconceituoso... e qual é o problema???). A segunda já foi mais estimulante! Apanhar táxi à porta do hotel, tentar explicar a alguém que só fala Tetum para onde quero ir... a primeira paragem foi fácil... basta referir “Embaixada de Portugal” e já está!!! Já agora, aproveitou para vos contar como funcionam os táxis em Dili: 1 dólar é a tarifa fixa para qualquer ponto da cidade! Se não tiveres dinheiro trocado e o taxista também não tiver troco... é de borla... pagas para a próxima!!! Isto já não existe em qualquer outra parte do mundo... na Tailândia, por exemplo, também não há problema, mas a solução é diferente: ficam-te com o troco!

Na embaixada fui muito bem recebido pelo Senhor Embaixador e pelo Adido para a Cooperação (aproveito para mandar um abraço de amizade e de agradecimento ao Pedro, Alentejano de gema, comparsa dos tempos da faculdade, amigo para sempre, que me arranjou estes contactos). É impressionante como longe das grandes metrópoles e dos sítios mais “in” do mundo, o contacto pessoal se torna mais facilitado e até os altos funcionários do estado se disponibilizam para falar com um cidadão do seu país que está a estudar o sítio onde eles estão colocados! Gostava de ver o que me aconteceria se fosse pedir para falar com o embaixador em Paris, ou em New York... Gostei da conversa, gostei dos interlocutores! É sempre bom poder ouvir o que quem vive nos locais tem para dizer, e trocar impressões, já que, por vezes, quem vem de fora também tem uma visão diferente. Obrigado a todos! Já agora, fica uma referência à vista da embaixada... simplesmente fabulosa como podem ver!
De saída da embaixada, novo táxi, desta vez para o Ministério, para cumprir a promessa de ir visitar o Ministro. Esta tarefa tornou-se mais complicada já que (novidade) o taxista não falava outra língua que não o Tetum... eu não falava Tetum, e o sítio era um pouco mais complicado de encontrar. Algumas palavras depois, e um palpite meu que aquela palavra que o gajo tinha dito era o nome da zona onde ficava o Ministério, lá chegámos ao destino. Custo da viagem (3 vezes mais comprida do que a anterior) 1 dólar!
O encontro com o Ministro decorreu de forma descontraída. Mais umas risotas por causa da tradução dos outros, alguma conversa séria, explicação do projecto do escritório, algumas oportunidades de trabalho novas. Enfim, encontro produtivo e amigável. O Ministro José Teixeira acaba de se inscrever no conjunto de pessoas que me marcou na vida! Ainda por cima ofereceu-me boleia para o Hotel Timor, e prometeu-me um café na próxima vez que estivesse em Dili. A grande diferença: fiquei com a certeza que a promessa foi sincera!


No comments: