Wednesday, November 15, 2006

Air Merpati... ganda nóia!

Dia seguinte, acordar às 7, já que os gajos da agência tinham ficado de me ir buscar ao hotel para me levarem ao aeroporto às 8. O voo estava marcado para as 10h05. Escusado será dizer que, depois de sairmos do hotel às 7h55, às 8h00 estava a fazer o check in no aeroporto de “Bali-Denpasar”, o tal que não convém visitar... Gajos espertos estes guias... obrigarem um gajo a acordar cedo para ir para um aeroporto que fica a 5 minutos do hotel, para efectuar um check in que demora 3 minutos (sim, não se esqueçam que este é o tal aeroporto), para um voo que deve levar 30 pessoas. Resumindo e concluindo, às 8h05 estava despachado e tinha de descobrir algo para fazer nas duas horas que me restavam até ao voo... Ainda pensei aventurar-me nas lojas de duty free (que, para minha vergonha, até são mais e com maior oferta do que as de Lisboa... tipo, deve haver 5 vezes mais lojas num aeroporto de merda do que na Portela). Após várias abordagens de “where youa goin’? Fest time in Bali? Didju enjoy? wanna buy sansing?”, desisti da ideia… se tiver pachorra vou às compras na volta!

Optei por ir para a sala de espera, assim sempre podia ler um pouco e trabalhar no portátil. Chegado à dita sala, deparo-me com as máquinas de raio-x abandonadas, e os seguranças a verem wrestling numa TV manhosa... faz-me lembrar uma famosa viagem de Singapura para Malaca, em 1986... É bom ver que os gostos destes gajos não mudam, ao menos são coerentes! Como não queriam, certamente, ser interrompidos, mandaram-me porta fora com a indicação de que ainda não estavam a admitir pessoas na sala de embarque... lá fui eu sentar-me nas cadeirinhas da treta do aeroporto, a ouvir uma música horrenda que parecia um anúncio de brinquedos para crianças. Bem vindo à Ásia...

Às 9h50, os moços decidiram começar a admitir pessoas para a sala de embarque (relembro que o avião estava previsto sair às 10h05), ao mesmo tempo que iam anunciando que era a “última chamada” para o voo Merpati para Dili! Verdade seja dita que conseguiram enfiar a malta toda na sala de espera em 10 minutos! De seguida, tivemos outra surpresa: a porta que dava acesso à pista (e ao avião), estava trancada! Qual o espanto de todas as pessoas quando, às 10h05, o avião começa a andar na pista, e a colocar-se em posição para descolar, com os passageiros todos fechados dentro da sala de embarque! Eu dei comigo a pensar “estes gajos não podem ser assim tão estúpidos! De certeza que sabem que o avião está vazio” e, por isso, fiquei sentado. O resto da malta que estava à espera para entrar no avião entrou em pânico e começou a protestar com os guardas que, com aquele ar de quem não se quer chatear, disse para não se preocuparem...

Verdade seja dita, tinham alguma razão! O avião arrancou atrasado, mas arrancou... com os passageiros lá dentro! Quanto à viagem, nada a assinalar, para além do facto da Merpati ter aperfeiçoado a conhecida habilidade das linhas aéreas de servirem comida de merda aos passageiros, e de eu não ter percebido um boi do que as hospedeiras diziam na descolagem e na aterragem (a Merpati deve ser uma filial da Iberia...).

No comments: