Sunday, November 05, 2006

Cultura...

Há uns tempos atrás, o meu pai perguntava-me “anda tudo a perguntar quando é que actualizas o blog... O que é se faz em Houston ao fim de semana???”

Bem, há várias hipóteses: a) ir até Galvestone nadar na lama, b) ir até ao Goode Company’s almoçar e não se mexer mais até a digestão estar feita (passados alguns dias), 3) passear num dos parques, 4) ir até um bairro de mexicanos, chamar-lhes “bean eaters”, e correr, 5) dedicar-se à cultura. De todas as opções, este fim de semana decidi dedicar-me à cultura!

Na 6ª feira à noite tinha decidido que no Sábado iria dedicar-me a fazer algo útil, que passaria por: 1º ir a uma loja de fotografia profissional por a velhinha máquina fotográfica operacional, 2º comprar um rolo fotográfico a preto e branco, 3º aventurar-me até ao museu de ciências naturais de Houston, 4º tirar umas fotos interessantes... portanto: Cultura!

E assim foi, no Sábado levantei-me cedo, fui tomar o pequeno almoço ao “Madeleine’s” (boa escolha... já verão porquê), e depois direitinho à loja de máquinas resolver o meu problema fotográfico! Daí, parti para o museu de ciências naturais, para aprofundar os meus conhecimentos... 1 hora, e vários enganos no caminho depois (há certas coisas que nunca mudam... Raquel, ainda te lembras do caminho para Vila Nova de Mil Fontes... he, he!), cheguei ao famoso museu. Comprei bilhete, entrei no dito, e deparei-me logo com uma exposição que me deixou com um sorriso de orelha a orelha: “dinossauros”! Escusado será dizer que, entre fosseis, explicações, reconstituições e outros dados interessantes, lá fui disparando umas fotos (algumas em posições bem estranhas)... esperemos que tenham saído bem (sim, porque isto de voltar atrás no tempo para a foto “não-digital” tem muito que se lhe diga!). Os meus modelos: um tal de Archaeopteryx, o chão (não intencional), e um Ankylosaurus a ser atacado por Dromaeosaurus (esta última uma reconstituição... os bilhetes para o Parque Jurássico eram um pouco caros demais).

Descobri, também, que ao fim de semana o museu realiza actividades para atrair os mais pequeninos, entre as quais explicações pelos alunos da Universidade do que é arqueologia, como se descobrem fosseis, etc. A melhor coisa que vi foi uma banca onde os miúdos podiam ir recolher umas rochas com fósseis, trabalhá-las até aos fósseis ficarem visíveis, e depois levar as suas descobertas para casa! Cá está uma óptima ideia para atrair o interesse dos mais pequenotes, e arrancá-los do sofá!

De seguida, dei comigo a entrar no “Weiss Energy Hall”, que nada mais é do que uma exposição permanente dedicada... à energia, com especial ênfase na exploração petrolífera (caso já se tenham esquecido, estamos em Houston). Fui andando de explicação em explicação, ecrã multimedia em ecrã multimedia, de broca em broca, espécime de crude em espécime de crude... até que, ao fim de QUATRO HORAS!!!! Já sabia tudo o que ainda não sabia sobre exploração petrolífera no mundo inteiro! Confesso que a exposição é óptima (não só para quem trabalha no meio) e não tem por detrás qualquer intenção de lavagem cerebral destinada a convencer as pessoas que a exploração de hidrocarbonetos é boa ou má (até podia ter, já que a exposição é financiada pelas maiores empresas petrolíferas mundiais), é unicamente uma exposição informativa, sobre como se processa a extracção de petróleo e gás.

Ao fim desta aventura, confesso que já não estava com muita paciência para ver animais africanos embalsamados, por isso saltei para a exposição dos povos americanos: índios, incas, aztecas, etc., e depois saltei dali para fora porque já estava a morrer de fome (ainda bem que tomei o pequeno almoço no “Madeleine’s”!).
A caminho do carro, ainda fui dar um passeio pelo Herman Park (que fica colado ao museu) e aproveitei para ir tirando umas fotos das árvores e afins, já que pensei que o por do sol poderia dar umas fotos artísticas interessantes (sim, agora também sou artista em part-time). No meio da minha incursão no meio das árvores, descobri um esquilo... e começou outra aventura...

No comments: