Sunday, November 19, 2006

Adeus Timor! Até breve, ou até nunca mais, ou até quando der... as incertezas da vida...
Mais um dia com a trouxa às costas... mais uma passagem de fugida por um país sem a certeza de poder voltar... mais uma carrinha a caminho de um qualquer aeroporto, embora este não seja um país ou um aeroporto qualquer! Na viagem, mais uma passagem pelo mercado de Comoro (calmo como das outras vezes), mais umas cabras e uns porcos, mais timorenses com ar triste e cansado. À chegada ao aeroporto, um motivo para sorrir: quando chego ao controlo de segurança (se é que lhe podemos chamar isso), o polícia de serviço olhou para o meu passaporte, sorriu e disse “passaporte português! Passaporte diplomático! Tratamento VIP!”. Trocado por miúdos, o que isto significa é que não me revistaram as malas e deixaram-me entrar direitinho para o “check in”. Na sala de espera do aeroporto ainda tive oportunidade para me rir mais um bocadinho... assisti ao Benfica a levar 3 na pá do Braga!!! Eu e o Benfica temos várias histórias passadas em salas de espera de aeroportos manhosos: em Abril de 2004, assisti ao famoso jogo Estoril – Benfica (o famoso do Estádio do Algarve) em que o árbitro e o Estoril (liderado pelo ex-presidente do Benfica Manuel Damásio e recheado de jogadores do então dirigente benfiquista José Veiga) deram um jeitão aos vermelhinhos para eles poderem ganhar aquilo que eu chamo o “campeonato da vergonha” (mais vergonhoso só o do Boavista). Dessa vez, ri-me com a festa quando os Mantorras marcou os golo pá! Desta vez ri-me com os polícias do aeroporto que se sentaram todos de volta de mim para ver o jogo e iam trocando comentários comigo meio em português, meio em tetum. A certa altura, filmaram a cara do treinador do Benfica depois de um dos golos, e um dos polícias vira-se para mim e diz algo imperceptível (tetum) seguido de “é pá... cara do gajo... tá fodido!” Pois é... para além dos palavrões, dos sistemas administrativos todos lixados, da preguiça e tudo o mais, os desgraçados dos povos colonizados portugueses ainda herdaram uma maldição maior... o amor ao Benfica! Porra, não basta terem sido massacrados, serem pobres, não terem esperança, ainda por cima são do Benfica! Ou se calhar são do Benfica porque já se habituaram a não ter esperança... quem sabe, certo, certo, é que não têm salvação possível enquanto não mudarem de clube! Entretanto, nessa noite, depois de ter apanhado o meu fabuloso voo Merpati, parece que a violência regressou a Dili. Enquanto eu ia tranquilo a caminho da Europa, a violência fez a primeira vítima estrangeira. Não se sabe bem como, nem porquê, foi assassinado um missionário brasileiro... mal do povo que não sabe porque luta, contra quem luta, e que se esquece que os estrangeiros que lá estão, só lá estão para ajudar! Também, quando o próprio Presidente tem comentários inflamatórios e xenófobos nos jornais... quando se assiste a comentários contra os estrangeiros nos blogs da net... enfim!

No comments: