Wednesday, November 01, 2006

Eles andem aí...

A histeria começou há sensivelmente 3 semanas, e culminou na 3ª feira, dia 31 de Outubro, com a noite de Halloween! Durante os últimos tempos, esta malta tem andado obcecada com o que é conhecido, em Português, como a "noite das bruxas".

Os anúncios (alguns bem giros) de venda (não podia deixar de ser, já que esta malta adora gastar dinheiro) de material temático inundam as TVs, os jardims e portas das casas, as árvores, etc. enchem-se de de bonecos, as lojas, restaurantes e clubes anunciam festas e promoções, as pessoas andam histéricas... algo em que os americanos são peritos!

É por estas e por outras que a economia americana se vai aguentando! Nestas épocas, toda a gente tem de comprar qualquer coisa, ou muita coisa, ou pelo menos mais coisas que os vizinhos... a palavra de ordem é "COMPRAR!" Se Marx tivesse vivido nos EUA, nestas últimas décadas, provavelmente teria escrito "as compras são o ópio do povo"! Como nasceu noutra época, noutro lugar, a religião pagou as favas!

Mas, não sejamos totalmente tendenciosos! Aparecem umas coisas giras, tais como campas para "plantar" no jardim com inscrições fabulosas, tipo "Eu avisei-vos que estava doente!", já para não falar nos fantasmas, vampiros, abóboras....


Aqui chegamos a outro ponto interessante: o peso da indústria das abóboras. Estou a falar a sério! Estou convencido que o país inteiro passa o ano a semear abóboras para o dia 31 de Outubro! Há abóboras para todos os gostos: grandes, pequenas, enormes, de plástico, naturais, enfim, o país é invadido por abóboras (e estes gajos ainda têm receio dos muçulmanos e dos ETs...eu se fosse muçulmano ou ET, infiltrava-me disfarçado de abóbora!). Resumindo, gajo que é gajo tem de ter uma abóbora. O grande acontecimento do "Dave Letterman Show" foi fazerem explodir uma abóbora gigante! Pumpkins, pumpkins, everywhere... Onde quer que se vá estão a vender abóboras. Os relvados das escolas estão repletos delas, para pais e criancinhas escolherem a que mais gostam e comprarem-na por preços irrisórios que depois revertem para a escola.

O mais fenomenal disto tudo (pelo menos para quem não conhece a mentalidade anglo-saxónica) é que as centenas (por vezes milhares) de abóboras ficam nos relvados durante a noite, sozinhas, sem guardas, e ninguém as rouba! Das duas uma, ou os criminosos não roubam abóboras (é muito pouco cool ser gangster e roubar abóboras...), ou então, no fundo, as abóboras são plantas carnívoras (ou ETs...)!

Já estou a imaginar o bom do Tuga a passar na rua à noite e pensar "olha, olha! Uma sopinha já marchava!" Depois, quando fosse levado a julgamento por "furto de abóbora", podia sempre usar aquela frase clássica "estavam ali a olhar pra mim, sozinhas, abandonadas! Sabe comé Sôtor... a ocasião faz o ladrão!" Que saudades que eu (não) tenho dos meus oficiosos...

No comments: