Monday, February 19, 2007

President’s Day

Pela primeira vez desde que se tornou presidente dos Estados Unidos, o “amigo” Bush deu-me razões para sorrir (sem contar com as vezes que choro a rir com as idiotices dele). Sim, hoje, pela primeira vez desde que estou cá, gozei um feriado! Dá jeito os feriados serem mesmo feriados, já que estes gajos são peritos em criar “feriados” nos quais se via trabalhar... enfim!

O feriado de hoje dá pelo nome de “President’s Day”, mas dada a proximidade com o Carnaval, e o “ser” que presentemente ocupa a Casa Branca, decidi rebaptizar o feriado “Dia do Palhaço”. Portanto, no dia do palhaço fui até ao Herman Park (vingança) sentar-me na relva a ler e a observar os meus amigos Esquilos (estou a tornar-me um fã!). O tempo passado no parque foi importante para por a cabeça em ordem e descontrair um bocado. Sinto-me bem em contacto com a natureza.

Neste momento estou a ler um livro brilhante que recomendo a todos: “Battle Cry of Freedom”, de James McPherson. Trata-se de um livro sobre a história da guerra civil americana, que começa nos anos que antecederam o conflito, explicando as suas causas e os eventos que o antecederam. É, de facto, uma boa base para conhecer esse conflito tão brutal e tão desconhecido da maior parte dos europeus. O livro ganhou o prémio Pulitzer e, como qualquer Pulitzer, consegue ser um trabalho de investigação que se lê a um ritmo vertiginoso, apesar de ter cerca de 880 páginas.
Posso confessar-vos que fiquei verdadeiramente chocado com os antecedentes da guerra e com a mentalidade de muitas pessoas de então, sobretudo em relação à escravatura. Por outro lado, também fiquei chocado por saber que, contrariamente à imagem que muitas pessoas têm, a guerra civil americana não teve por objectivo inicial o fim da escravatura, e que este objectivo só surgiu muito mais tarde como forma de enfraquecer os rebeldes... Também chocante é o facto de tudo se ter passado há menos de 150 anos. O mundo, de facto, evoluiu muito durante o Século XX, mas ainda há um longo percurso a percorrer. Pretendo dedicar umas linhas a este assunto noutra oportunidade.

No comments: