Sunday, October 29, 2006

Gajo teimoso... vale por dois!
Saí de Galveston ao final da tarde, ligeiramente irritado com o triste espectáculo de mar que tinha visto! Algures na auto-estrada de regresso, tive a ideia de passar por Kemah, uma cidadezinha nos arredores de Houston que, de acordo com as informações que tinha recolhido, é um dos principais portos de recreio da zona, e que possui um “boardwalk” à beira mar.

Tive a felicidade de ter chegado a Kemah ao por do sol, a tempo de assistir a um espectáculo que me compensou pelo resto do dia! O “boardwalk” é uma espécie de pontão gigante de madeira que dá a volta à beira mar, e que está repleto de restaurantes, diversões para crianças, lojinhas de recordações, bares, escolas de vela, etc. O cenário estava ainda melhor porque, em vésperas de Halloween, o boardwalk estava repleto de crianças mascaradas a passear com os pais.

O momento mais marcante para mim foi ao por do sol. Estava na ponta do pontão a ver os veleiros a regressar de mais uma aventura, e a ver os românticos a saírem para mais uma aventura nocturna. O pontão estava repleto de gente, mas na ponta só estava eu. O comandante de um veleiro que se aventurava para fora ao por do sol passou por toda a gente que estava no pontão e, quando chegou onde eu estava, disse adeus, como manda a praxe. Senti, naquele momento, que algo nos unia. O gesto foi igual ao gesto que me habituei a repetir nos poucos meses em que fui comandante do “Cat Balou”... A nostalgia atingiu-me com a força de um camião... vieram as imensas saudades de Lisboa, da família, do Tejo, do vento na cara, da Carolina e da Tânia. É impressionante como, às vezes, basta um gesto familiar para nos recordar tudo o que deixámos para trás...Ficam com as imagens do por do sol em Kemah, e das últimas duas saídas do Cat Balou... antes da minha partida, e quem sabe, talvez com este comandante.

No comments: