Thursday, August 28, 2008

HOPE...
Tudo começou com mera curiosidade da minha parte... quem seria esta pessoa que, cheio de coragem (ou loucura), preparava-se para concorrer contra a "futura Presidente dos EUA"???
Desde que o marido havia saído da Casa Branca que o mundo aguardava tranquilamente pela vinda de Hillary... Ela própria desde cedo traçou os seus objectivos: primeiro o Senado, depois a tentativa de conseguir a presidência do mesmo, e de seguida, a Presidência do país. Na teoria era fácil: ela era uma mulher, tinha charme, poder, conhecimento, experiência... e depois começou a corrida para a nomeação do partido democrata.
À medida que Barak Obama começou a avançar nas "primárias", a minha curiosidade passou a interesse... sobretudo quando me apercebi que tanto os seus opositores democratas como o próprio partido republicano passavam a vida a atacá-lo ferozmente, inventando mentiras (era muçulmano, era radical, etc.) O interesse deu lugar a estupefacção sempre que ouvia os brancos, supostamente educados dizer "ele é preto...", os pretos dizer "não é suficientemente preto", e os latinos dizerem o mesmo que os brancos... Até que ele começou a ganhar... mais do que ganhar, começou a inflingir derrotas pesadas aos opositores, passou a estar à frente na corrida à nomeação.
E aí eu parei para ouvi-lo. Pesquisei, li, ouvi e... fiquei surpreendido. Curiosamente, pela primeira vez em muitos anos, prestei atenção a sério a uma eleição. Pela primeira vez desde 1995, senti-me cativado por um candidato; verdadeiramente interessado no que tinha a dizer... e nem sequer era o meu país que ia a votos. Muito se tem dito e escrito sobre o agora candidato Presidencial Obama... independentemente dos resultados de Novembro, muito se escreverá e dirá no futuro... mas quem está aqui não pode deixar de se sentir tocado...
O ataque dos republicanos, neste momento, centra-se naquilo que supostamente ele não tem (experiência), mas a verdade é que aquilo que me atrai (e a milhões de pessoas não só nos EUA mas no mundo inteiro) é o que ele representa: é jovem, altamente inteligente, eloquente, civilizado (que enorme mudança em relação à política do costume), sonhador, racional, estudioso... e consequentemente, credível. O lema da campanha tem sido HOPE (ESPERANÇA) e CHANGE (MUDANÇA). E é mesmo isso que ele representa, uma enorme esperança não só para os EUA mas para o mundo inteiro! Uma esperança de mudança, uma esperança no futuro... algo que os políticos "experientes" não têm capacidade para transmir... pois foram eles que destruíram o mundo em que vivemos.
No que me diz respeito, estou convencido: ele que ganhe, que ganhe e faça o que tem a fazer. Se correr bem, o mundo será um lugar melhor, se correr mal... ao menos conseguiu fazer algo que ninguém fazia há anos: FEZ-NOS SONHAR E ACREDITAR!
Com isto começa uma série de lançamentos no blog de carácter vincadamente político... com este lançamento quebro uma regra de ouro que tenho respeitado desde que comecei a trabalhar: "não me pronunciar sobre a política dos países estrangeiros onde trabalho"... que se lixe! Também eu tenho o direito de sonhar, de acreditar... num mundo melhor! Pela primeira vez em anos voltei a acreditar que a mudança é possível. Espero que este exemplo ecoe pelo mundo... e que nessa cantinho à beira mar plantado que é Portugal, surja alguém com a clarividência do Barak Obama!
O discurso de aceitação dele está quase a começar... e eu estou sentado em frente à televisão (como tenho estado, aliás, todas as noites desde o primeiro dia da convenção democrática)... entusiasmado! quem diria... eu pelo menos nunca sonharia que tal fosse possível. YES WE CAN!













No comments: